“Lança menina
Lança todo esse perfume
Desbaratina
Não dá pra ficar imune
Ao teu amor
Que tem cheiro
De coisa maluca”
A música Lança-Perfume, de Rita Lee & Roberto de Carvalho, foi lançada em 1980 e teve grande repercussão não só no Brasil, mas pelo mundo. A musica “Lança Perfume” estacionou por 2 meses em 1º lugar nas paradas de sucesso da França, chega em sétimo lugar da parada da Billboard e é lançado com grande êxito em vários países da Europa e América Latina. Até o Príncipe Charles da Inglaterra passa-se por excêntrico ao dizer que sua cantora favorita seria Rita Lee. “LANÇA PERFUME”…. Sim, Rita Lee furou a bolha real com sua música!
Mas esse tal “Lança-perfume”, é proibido por que? O lança-perfume foi trazido da França em 1906. Era feito com perfume e cloreto de etila. Até o final dos anos 50, o máximo da ousadia era espirrar um jato gelado nas pernas dos foliões. Não se sabe quem inventou a moda de cheirá-lo, mas em 1961 o presidente Jânio Quadros proibiu o seu uso. O lança-perfume apareceu no Carnaval do Rio de Janeiro, sendo rapidamente incorporada aos festejos carnavalescos de todo o Brasil, principalmente nas batalhas de confete, corsos e, mais tarde, nos bailes. O produto tornou-se símbolo do Carnaval à época.
Curtam o vídeo-clip exibido no Programa Fantástico na Rede Globo de Televisão no lançamento do disco mais histórico de “Rita Lee” , nossa Rainha Rockcarnavalesca!