Calango Careta vai te pegar!
O Calango Careta é um coletivo artístico brasiliense que surgiu com a ideia de um bloco de carnaval de rua, em 2015. Desde então, a brincadeira inicial de invadir a festa de outros blocos carnavalescos com uma alegoria gigante
(cerca de 10 metros de comprimento) abriu espaço para outras formas de expressão, como a música, o circo e o teatro.
Essas iniciativas foram incorporadas como frentes artísticas desenvolvidas o ano inteiro e em conjunto, em múltiplos pontos de Brasília. Temos como principal motivação a ocupação cultural de espaços públicos, trazendo a alegria, a criatividade e a arte como instrumentos de transformação sociocultural da cidade. Projetos de inclusão, apresentações gratuitas e fortalecimento de causas sociais são as prioridades para 2017. Para isso, nos apoiamos também na troca colaborativa com outros grupos artísticos e ícones culturais do DF, como Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Patubatê, Vilões da Vila e Martinha do Coco, com os quais foram firmadas parcerias desde o ano passado.
Vale ressaltar que, entre as principais atuações do grupo, está a participação na segunda edição brasileira do Honk!, festival internacional de fanfarras ativistas, quando ocupou as ruas do Rio de Janeiro por três dias.
Curta a página do Calango! https://www.facebook.com/calangocareta
O bloco Calango Careta – formado pela Orquestra Camaleônica, a Trupe Quéro-Quéro e os Capivaretas – conta com a participação de cerca de 100 artistas cheios de malemolência e nada caretas!
Esse bloco baphônico se apresentou no lançamento da Rede Carnavalesca, no Museu Nacional, e fez chover alegria na capital do Brasil !
Muita aláfia pra esse Calango!!!!
Hoje, o coletivo é formado por três linhas: a orquestra, a trupe e uma frente percussiva. A Orquestra Camaleônica foi criada em junho de 2015 como uma banda de fanfarra formada por instrumentos de sopro e percussão com composições próprias e o resgate eclético de músicas nacionais e internacionais. No ano de 2016 a Trupe Quéro-Quéro foi lançada em com um grupo de atores e circenses, dentre outras expressões. Já em 2017 tivemos o nascimento dos Capivaretas, frente percussiva liderada por Larissa Umaytá. Ao longo do ano, os grupos realizam semanalmente ensaios, encontros e/ou oficinas abertas para o intercâmbio de conhecimentos e experiências com a comunidade artística e leigos.
BLOCO DO CALANGO CARETA – 2017 – Créditos: Esau Avlar
BLOCO DO CALANGO CARETA – 2017 – Prévia Vídeo Oficial – Créditos:
Texto: Bloco Calango Careta