BLOCO DO PELEJA
Uma de suas maiores virtudes é a composição coletiva. São dezenas de pessoas que fazem o Peleja acontecer. “@s pelejeir@s”, como são conhecidos, são instrumentistas, cantantes, dançarinos, admiradores e colaboradores.
O grupo se reúne mensalmente para ensaios e apresentações em vários pontos da cidade. O repertório de trabalho é vasto, selecionado de forma colaborativa. Outra característica do Peleja é a gratuidade dos ingressos em suas apresentações e a oportunidade para aqueles que querem se arriscar a tocar alguma coisa.
O Bloco de Carnaval surgiu em 2013, saindo da 202 norte, local chamado hoje de Praça dos Prazeres. Sempre saindo uma semana antes do carnaval, o bloco reúne cerca de 2500 pessoas. O Bloco mistura samba e carnaval, com uma apresentação de uma roda de samba dividida em 4 blocos musicais, sendo que um dos blocos é o da rua, sendo tocadas músicas de marchinhas no trio elétrico.
Samba do Peleja é uma formação musical composta por um grupo de amig@s (maioria residentes em Brasília – DF) que se reúne sob o pretexto da música, do samba, e que tem como objetivo celebrar a amizade e a vida. Um coletivo lúdico de samba, com a intenção de construir o som, o repertório e a alegria de forma plural e democrática.
Tudo começou por volta de 2008. Um grupo de amigos resolveu se reunir para tocar samba, cada um levando o seu instrumento.
O grupo recebeu esse nome pela luta constante, travada pelos seus componentes, para acertar as músicas, cantar no tom, caminhar no mesmo ritmo e lembrar as letras das canções. A informalidade e irreverência são marcas do Peleja. Apesar da evolução musical que seus músicos obtiveram ao longo dos anos, o maior compromisso do grupo é com a diversão e com o espírito de alegria que o samba proporciona.