Ação conjunta pela paz no Carnaval do DF
Foi realizada na última quinta-feira (18/01) uma importante reunião para combater a violência no Carnaval do Distrito Federal com foco na segurança da comunidade LGBT e na abordagem da PM para com os foliões nas ruas. O encontro foi conduzido pela presidenta da Comissão de Diversidade Sexual da OAB-DF, Priscila de Oliveira Morégola, e teve a participação de representantes da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do DF, da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Legislativa, Secretaria de Turismo, representantes da sociedade civil, militantes de movimentos LGBT e de coordenadores de blocos carnavalescos do DF.
O GDF se comprometeu em lançar ainda esta semana uma campanha na internet para conscientizar a população sobre os direitos humanos, com foco nas mulheres e na comunidade LGBT. A OAB enviará ao governador Rodrigo Rollemberg uma carta de intenções para apoiar a campanha pela paz no Carnaval 2018. Uma importante reivindicação dos blocos de rua é a participação ativa e mais humanizada da Polícia Militar, especialmente da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência – DECRIN no Carnaval 2018.
Outra solicitação da sociedade civil foi a construção de políticas públicas continuadas voltadas para o carnaval. Segundo Sandro Cunha, Subsecretário de Promoção e Marketing da Setur, o governado Rollemberg recomendou à Secretaria de Segurança Pública o não uso do spray de pimenta e outras formas arbitrárias de repressão no Carnaval de rua do DF.