BLOCO LIBRE

 

A ideia do Bloco Libre! surgiu depois de anos pensando em um motivo justo para por um bloco na rua em 2013 em uma reunião… surgiu o motivo para irmos as ruas, praças e avenidas a ideia era criar um momento de reivindicação pelo transporte público gratuito para toda população dentro do carnaval ou pré carnaval a ideia lançada ficou no ar… depois de tantos anos de espera sobe os pilares da diversidade cultural resolvemos convidar o maracatu do Grupo Tamnoá, Bate Bolas e o DJ Retz Core para a manifestação multicultural faltava um de detalhe a pesar do bloco ser livre era preciso criar uma tradição que ajudasse a ampliar e fortalecer o alcance das pautas tornar a causa internacionalista então foi decidido que o bloco homenagearia um país a cada ano e que neste primeiro ano era preciso quebrar o protocolo então foi decidido que uma cidade e não um país iria ser o primeiro homenageado.

Cidade Livre foi a cidade escolhida…à época o nome da primeira grande cidade de Brasília hoje chamada Núcleo Bandeirante. Em 22 de fevereiro de 2014 os brincantes, militantes e foliões se concentraram ao lado do quiosque Universidade da Cerveja no Cruzeiro Novo e saíram em cortejo pela avenida das jaqueiras em direção ao comercio local da 504 do Sudoeste e retornaram para o quiosque…. Em seu segundo ano concentrou na famosa divisa região que divide o Cruzeiro Novo do Cruzeiro Velho ao lado da feira permanente de onde o cortejo saiu em direção a quadra 10 do cruzeiro velho e se encontrou com o Suvaco da Asa… Neste ano o país homenageado foi Cuba que acabará de ter acordado o fim do embargo pelos Estados Unidos. No ano seguinte o país homenageado foi a Suíça que através do relatos enviados ao Brasil pelos seus órgãos de controle possibilitaram a impossível até então cassação do mandato de um dos maiores sabotadores da pátria e da democracia o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha que acabou tendo o mandato cassado, o bloco a travesou a fronteira da RA XI e a concentração aconteceu na FUNARTE/Torre de TV avançamos na diversidade de linguagens culturais… e incorporamos outros blocos na programação o que lhe fez se auto proclamar o bloco de todxs compôs com o Bloco Libre! em 2016 o Bloco do Bem, Bloco Todo Carnaval Tem seu Fim. Bloco Pimenta No Cunha dos Outros É Refresco. Grupo de Dança Charme em Movimento, Dj Linguiça e Batalha das Gurias que se juntaram ao Maracatu Tamnoá e Dj RertzCore. Em 2017 Bloco Libre! vai homenagear a Rússia antiga União Soviética!

Bloco Libre! Como nome diz, não se apega a um estilo ou vertente musical… para a trupe a ideia é anunciar que a diversidade do carnaval que esta chegando é uma manifestação, intervenção multicultural pré carnavalesca que através da música busca dialogar com as mais diversas linguagens da cultura em atos performáticos interagindo com os foliões, disseminando a cultura de paz, não preconceito em todas suas vertentes. Sua tradição é Homenagear um pais que se destaque no objeto cultural. Sobre os pilares da diversidade cultural, pauta transporte gratuito para os dias de folia o direito da população de ocupar, circular e se apropriar da cidade, o direito a livre manifestação, a consciência ambiental, antes, durante e depois do carnaval.