BLOCO DO AMOR ESTAMPA SUA PRESENÇA

A Rede Carnavalesca traz as iniciativas que os blocos de rua do DF realizaram durante o Carnaval 2021 para manter vivo nosso patrimônio nacional.

Iniciado em 2015, o Bloco do Amor é um coletivo artístico e bloco de Carnaval LGBTQIAP+ que, despretensiosamente, criou amores e conquistou brincantes desde sua criação, arrasta mais de 30 mil pessoas em seus desfiles, geralmente realizados durante o período do pré-carnaval de Brasília.

O Bloco apresenta, em suas características principais, o compromisso com a música brasileira e latina, reflexões sobre corpos e identidades marginalizadas e, prioriza um discurso sobre o afeto e a linguagem do amor em suas diversas formas.

Com integrantes do teatro e da dança, o coletivo apresenta elementos cênicos e performativos para a rua, mantendo um diálogo especial com a via S2, espaço onde o bloco sai desde sua fundação.

Em sua composição, o bloco concentra cerca de 15 profissionais, e dialoga com linguagens artísticas múltiplas, entre música, teatro, performance, circo e mitologia brasileira.

No entanto este ano, onde toda a comunidade carnavalesca precisou se reinventar para conseguir manter viva a cultura do Carnaval, o Bloco do Amor preparou uma intervenção visual amorosa para seu público.

Tendo suas integrantes estampadas em artes com 2 metros de altura, nas paredes dessa via em formato de coração, o coletivo se inspirou em jogos de cartas colecionáveis (como as cartas de RPG) para criar um baralho com personagens monstruosas, cheias de glitter e super poderes para nos descontrair um pouco em meio a todo esse caos que é ser brasileire nesse momento.

“O jogo de cartas estará nas ruas da via S2, purpurinando o caminho de quem passa por lá, com suas estórias misteriosas. Apesar de não poder estar presencialmente na rua com o público, deixamos nossa marca, nosso abraço carnavalesco.” Nos conta Bianca Ludgero, uma das integrantes do bloco.

Você pode conferir esse baralho fantástico criado pelas designers Iris Marwell e Tonhão Nunes, integrantes do bloco, em forma de lambes passando de carro na via S2, logo atrás da Catedral de Brasília ou então, em formato de cards nas redes sociais do bloco @blocodoamor.

“É com muita alegria que colorimos os espaços urbanos do DF com arte e cultura para celebrar o nosso Carnaval. Foi a forma que encontramos de quem passar por lá sentir um quentinho no coração e lembrar de todos os nossos encontros apaixonantes naquela via.” Completa Bianca.

Ressaltando a importância da vacinação gratuita para todes, todas e todos o bloco aguarda ansiosamente pelo momento de voltar às ruas e poder, mais uma vez, espalhar amor pela cidade.