Instaurado Totem-Monumento que identifica a ARUC como Patrimônio Cultural Imaterial do DF

Na terça-feira, 25 de maio de 2021, foi inaugurado o Totem-Monumento que  identifica a ARUC como Patrimônio Cultural Imaterial do DF. Fundada em 21 de outubro de 1961, a ARUC é a maior vencedora dos desfiles das Escolas de Samba do DF e a escola de Samba mais antiga da Capital Federal. 

“A ARUC foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial, em 4 de março de 2009.  A instalação desse totem é uma ideia proposta pela ARUC pensando na comemoração de dez anos do registro, que ocorreu, justamente, no carnaval de 2019”, explica Rafael Fernandes de Souza, presidente da ARUC. “O Totem só foi instalado agora, mas vem em boa hora, pois a permanência da ARUC em seu espaço volta a ser alvo de discussão. Ao instalar o totem, o GDF reconhece a vinculação da ARUC a este chão, tanto que no seu registro como bem imaterial, quanto, das Celebrações e dos Lugares”, explica Rafael. 

“Desde 2018, a diretoria da Aruc tenta conseguir a instauração deste Totem-Monumento. Este Totem, tem para nós da ARUC uma simbologia muito forte. Não é uma simples placa de sinalização. É um reconhecimento público e oficial do GDF, do nosso legado na Cultura, nos Esportes e no Turismo da Capital Federal do maior país da América Latina”, afirma Moacyr Oliveira Filho, ex-presidente da ARUC e Secretário-Geral da Federação Nacional das Escolas Samba (FENASAMBA)

O totem- monumento, instalado na ARUC tem um QR Code que acessa direto a página oficial da Agremiação na Internet (http://unidosdocruzeiro.blogspot.com/). O monumento segue o padrão estético dos monumentos similares, instaurados em outros pontos Turísticos de Brasília.”É um marco histórico no Carnaval, Cultura e Esporte de Brasília, o totem é o reconhecimento ao trabalho realizado pela Aruc ao longo de 60 anos de existência”, conta Helio Tremendani, 68 anos, presidente da Liga das Escolas de Samba Tradicionais de Brasília (LIESTRA). 

ATA DE FUNDAÇÃO DA ARUC

O Distrito Federal tem apenas nove bens registrados, a saber : 

1. Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC) –Decretonº 30.132/2009

2. Bumba Meu Boi do Seu Teodoro–Decreto nº 24.797/2004

3. Clube do Choro de Brasília–Decreto nº 28.995/2008

4. Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina –Decreto nº 34.370/2013

5. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro–Decreto nº 27.930/2007

6. Ideário Pedagógico de Anísio Teixeira–Decreto nº 28.093/2007

7. Via Sacra ao vivo de Planaltina–Decreto nº 28.870/2008

8. Praça dos Orixás e Festa de Iemanjá–Decreto nº 39.586/20189. Cine Drive In (registro provisório desde 2017)

Fonte: Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural – CONDEPAC/SECEC

A ARUC resiste às diversas iniciativas e mecanismos que visam inviabilizar suas atividades Culturais e Esportivas. A nefasta Lei do Silêncio, um dos principais mecanismos de ataque à Cultura no DF, entendimentos e jurisprudências que atacam a vida criativa e cultural em Brasília. O Gavião, símbolo da ARUC,  emana muita coragem para resistir às ações que desumanizam a capital federal. Nossa Rede Carnavalesca, soma forças às centenas de personalidades do DF, do Brasil e do mundo que constroem a Campanha
“Deixe a ARUC sambar”



Convidamos você também a fazer parte desta campanha! 


E, principalmente, visitar a comunidade da ARUC e as redes sociais da Escola, que durante a pandemia tem realizado ações de solidariedade, com arrecadação e distribuição de mantimentos. Uma iniciativa que faz parte deste legado de humanização, que é essencial a cada década, a cada ano, mês e dia de vida da comunidade e de todo Distrito Federal.

A iniciativa da instalação do Totem – Monumento é da comunidade da ARUC e foi realizada pela Secretaria de Economia Criativa (SECEC), em parceria com a Administração do Cruzeiro.

Acompanhe também a cobertura no site da SECEC  http://www.cultura.df.gov.br/secec-inaugura-totem-monumento-da-aruc/
e no Correio Braziliense  https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2021/05/4926828-totem-monumento-e-inaugurado-na-sede-da-aruc-nesta-terca–25-5.html