Blog do MOA

A Rede Carnavalesca tem a imensa satisfação de anunciar a estréia do Blog do MOA no nosso site !!!!  Um espaço exclusivo pra este grande carnavalesco da Capital compartilhar seu legado, suas sabedorias e o samba de quem dedica a vida pelo nosso maior tesouro cultural: o Carnaval !

Nesta edição de estréia,  MOA lista as grandes referências do Carnaval Carioca e nós temos a alegria de compartilhar esta cartografia das mestras e mestres carnavalescos ! 

Os monstros sagrados do Carnaval

A morte de Laila me fez pensar sobre os grandes monstros sagrados do Carnaval carioca em cada quesito. Uma verdadeira seleção do samba de todos os tempos. É uma escolha pessoal. Certamente existem nomes tão ou até mais expressivos que esses. Mas essa é a minha seleção:

1 – Paulo da Portela – Os fundamentos
2 – Silas de Oliveira – Samba-enredo
3 – Jamelão – Intérprete
4 –  Mestre André  – Diretor de Bateria
5 – Delegado e Vilma Nascimento  – Mestre-Sala e Porta-Bandeira
6 – Velha Guarda da Portela  – Comissão de Frente
7 – Nega Pelé – Passista Feminino
8 – Tijolo – Passista Masculino
9 – Tia Vicentina – Baiana
10 – Clóvis Bornay – Destaque
11 – Laila – Diretor de Carnaval e Harmonia
12 – Joãozinho Trinta – Carnavalesco
13 – Natal da Portela – Presidente


Esses nomes fizeram a diferença em cada quesito. A começar por Paulo da Portela, que abriu os caminhos e lançou as bases de uma escola de samba. Como pensar em samba-enredo sem falar de Silas de Oliveira. Em Bateria, sem Mestre André e sua paradinha.Como esquecer Joãozinho Trinta e seu revolucionário banquete dos mendigos. Em bailado sem Vilma, o Cisne da Passarela.  Em dirigente sem a força de Natal, o homem de um braço só. Em Comissão de Frente, tradicional e exuberante,  como a Velha Guarda da Portela. E em diretor de Carnaval e Harmonia sem Laila.

Todos eles, de um jeito ou de outro, fizeram a história do Carnaval carioca.

Moacyr Oliveira Filho – MOA

Jornalista, ex-presidente da ARUC e Secretário-Geral da Federação Nacional das Escolas Samba (FENASAMBA)