Brincantes do Gama
O grupo Brincantes do Gama que, nasceu em 2008 da união dos de vários artistas da cidade com diferentes habilidades artísticas, atores, palhaços, bonequeiros e músicos. Dessa união surgiu um grande espetáculo cênico musical identificado com a cultura popular. A primeira apresentação aconteceu no domingo de carnaval do dia 03/02/2008, com concentração às 15h na praça dos artistas, que fica ao lado da Administração Regional do Gama, no setor central. Desde sua criação o grupo se apresenta anualmente no Gama e também é convidado para cortejos e espetáculos em importantes eventos e festivais no Distrito Federal e entorno, Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes de Águas Lindadas de Goiás, aniversário de Brasília, Festineco Festival de Teatro de Bonecos do Gama, Mostra Zezito de Circo e carnaval da Baratinha e do Menino de Ceilândia.
As apresentações são compostas por esquetes, loas de palhaços, danças de bonecos gigantes, fantasias e mascarados, todos embaladas por marchinhas tradicionais de carnaval, cantigas de roda, brincadeiras e folguedos da cultura popular. O repertório criado gera um clima de paz e harmonia para que as famílias possam levar suas crianças sem nenhuma preocupação e pode ser adaptado para qualquer local aberto ou fechado e para qualquer data do ano.
O intérprete é de Robson Siqueira, artista autodidata nas áreas de música, tradições populares (reisado, ciranda, maneiro pau, cacuriá, entre outros), mamulengo, confecção de brinquedos populares e instrumentos de percussão. Toca rabeca, viola, violão, cavaco, pife, kazoo e instrumentos de percussão (pandeiro, zabumba, tambor, entre outros). Atua na companhia Pilombetagem como ator, músico e bonequeiro. Vivenciou por quatro anos experiências com mestres da cultura popular e aprendeu as tradições populares do mamulengo, reisado, folia de reis, brinquedos populares e circo em diversas regiões do Brasil.