DISCOTECA CARNAVALESCA 2021
Enquanto você se guarda até o Carnaval chegar listamos lançamentos musicais de artistas do DF que inspiram a folia. Pra escutar até durante e depois que o Carnaval passar, hein ? E lembre-se fique em casa, vacine-se, use máscara… aperta o play !
1 – SAMBA CANDANGO
Breno Alves e Instituto Rosa dos Ventos
O álbum Samba Candango é resultado da parceria entre o Instituto Rosa dos Ventos e o sambista Breno Alves com a reunião de 50 participantes, entre vocalistas, compositores, arranjadores, intérpretes e instrumentistas. O disco apresenta 14 faixas, disponibilizadas nas principais plataformas de streaming.
O disco aposta na diversidade de vertentes do samba para representar a riqueza dos artistas da capital, além de trazer a essência da ancestralidade presente no ritmo. Por isso, mestres, mestras e brincantes que são referências no DF foram convidados a participar do projeto
Para completar a experiência o disco conta, com um álbum visual ! Ouça o álbum completo:
2- PRA NÃO ESQUECER UM GRANDE AMOR
Denise de Oliveira
Para não esquecer um grande amor é o título do EP com três sambas e uma ciranda, que permite à cantora Denise de Oliveira mergulhar de forma apaixonada nas melodias e letras de Bom dia, Mareia, Súplica e Ciranda do amor distante. Já Coisa de pai e mãe, do guitarrista e violonista Rodrigo Karashima e registrada num single pela Karashima Banda — os outros integrantes são os vocalistas Diogo Lins e Ingrid Cardoso — foi composta para celebrar o Dia dos Pais.
Ouça o EP no spotify ou Deezer: http://smarturl.it/DeniseOliveira
Ouça o álbum na íntegra no youtube:
3- DOIS VIOLÕES
JOÃO FERREIRA E VINÍCIUS VIANNA
O “Dois Violões”, duo formado em 2011 pelos músicos João Ferreira e Vinicius Vianna, lança seu segundo álbum musical instrumental “Baião de Corda” com 10 faixas, buscando valorizar a música nordestina em suas variadas linguagens, promove uma interconexão entre estilos ao mesmo tempo distintos e complementares. O repertório do duo passeia por autores renomados da música do nordeste brasileiro e composições próprias. Os arranjos buscam equilibrar técnica e sensibilidade, explorando a riqueza musical e a beleza do violão brasileiro enquanto estilo.
Ouça o álbum na íntegra no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCVhxDJfknkIeT1NUihUO7HA
4- VAGALUME TUM TUM
PAULO CÓRDOVA
Paulo Córdova é formado em História pela UnB e Bandolim pela Escola de Choro Raphael Rabello.
Responsável pela lanchonete Tartaruga,na UNB, espaço cultural onde aconteceram inúmeras rodas de choro e samba. Locutor e produtor do programa “Nas Cordas do Choro” na Rádio Cultura 100,9 mhzBrasilia DF, ex-integrante e fundador da Banda Feijão (Feijão de bandido). Compositor da música Águas do Cerrado, que recebeu o prêmio Renato Russo em 1998 e tornou-se o “hino” da Chapada dos Veadeiros.
Lançou seu novo single “Vagalume Tum Tum”. Música composta em parceria com Marcelo Bousada e Ricardo Batista, tem participação especial da cantora Luiza Ceolin e contou com os músicos Stive Marta (Bateria), Fernando Palau (Teclados) e Diogo Mutti (Baixo) na gravação. O lançamento será simultâneo em todas as plataformas digitais.
Ouça o single e curta o clipe aqui
5- TOQUEM O FREVO MAIS ALTO
ALÊ CORREA
Frevos novos para lembrar o Brasil
A história do carnaval de Brasília não se escreve sem a presença do frevo, gênero pernambucano que há décadas é praticado pelo bloco Galinho de Brasília e arrasta multidões pela cidade nos dias de carnaval. Nos últimos dois anos, os compositores Ale Corrêa e Celso Araújo criaram o primeiro álbum exclusivamente composto de frevos, frevos modernos, evocando algumas das figuras exponenciais da cultura pernambucana.
O projeto chama-se Toquem o Frevo mais Alto e tem sua primeira apresentação no EP de mesmo título, gravado de forma independente no início de 2021. No EP e no projeto, figuras das artes pernambucanas são lembradas de forma livre e festiva. Nos primeiros frevos agora lançados o público pode ouvir os frevos que tiveram inspiração e homenageiam as figuras de Capiba, Manuel Bandeira, Naná Vasconcelos e Chico Science. Com arranjos e vocais de Ale Corrêa, violonista formado pela UnB e também autor de quatro discos de música instrumental, os frevos têm um tempero de rock, jazz, ciranda e outros gêneros.
O título – Toquem o Frevo mais Alto – é referência de uma crônica do escritor pernambucano Urariano Mota, que lembra a presença em Recife da então menina e futura escritora Clarice Lispector, que por sua vez publicou a crônica Restos de Carnaval.
A estes quatro primeiros frevos, seguem-se mais outros oito já compostos para um projeto mais arrojado de produção em que os arranjos poderão contar com diferentes cantores e a tradicional grande banda sopros do frevo recifense, considerado patrimônio imaterial da humanidade, pela Unesco, desde 2012.
Toquem o Frevo mais Alto
Composições de Ale Corrêa e Celso Araújo.
Voz e Produção Musical: Ale Corrêa.
Banda Passo Largo
Guitarra: Marcus Moraes;
Baixo: Vavá Afiouni;
Bateria: Thiago Cunha.
Gravação, mixagem e masterização: Fernando Jatobá.
Capa: André Gonzales.
OUÇA o disco completo aqui: