BLOCO DAS PERSEGUIDAS

O Bloco das Perseguidas, desde Brasília,  circulará por uma ZAT (Zona Autonoma Temporaria) onde todos são seres humanos merecedores de amor e portadores de sorrisos, sem distinções de classe, cor, sexo, orientação sexual, idade, etnia e seja mais lá o que for!

O nome do Bloco é uma resposta ao ataque misógino à rua da 201 norte – território feminista – no qual foram colados insultos às militantes feministas da capital, em junho de 2012, em enormes cartazes com os dizeres “PERSEGUIDAS” e  com imagens de macacas  transfiguradas com rostos de militantes feministas.

Resolvemos  ressignificar este episódio, assim como todos os que  ocorrem em nossas vidas cotidianas. Os assassinatos, espancamentos, estupros, calúnias e difamações, cerceamentos, muitas vezes, justificados pela defesa da “moral e dos bons costumes”. Sim, nos parece assustador que imperem estas práticas de maneira permissiva em nossas ruas, escolas, bares, lares… E inclusive, nas esferas de Poder Público. Sim, esta cultura nos assusta, mais que isto, nos indigna! E como resposta temos que fortalecer nossa contra-cultura que vai tomar as ruas, as passarelas subterrâneas, vai passar nos Eixos.

Sabemos também que estas práticas pretendem nos silenciar, amedrontar, sondar, perturbar,exterminar. Pois, para estas práticas temos este bloco-resposta: Bloco das Perseguidas ! E todas as muitas outras respostas- resistências que construímos diariamente… Temos a convicção e a coragem de reivindicar nossos imaginários, corpos, a cidade …e o carnaval!  E que todo este espetáculo também é nosso. É chegada a hora de soltarmos nossas fantasias numa retomada: muito caldeirão vai ferver, vamos pintar, cantar, tocar e sambar. Enquanto sobrevivermos vamos auto-gerir nossos destinos e responderemos com mais coragem, plumas e paetês … nosso samba reza: mexeu com uma, mexeu com todas!!!! 

O Bloco das Perseguidas é uma vadiação livre , que pretende unir a luta feminista à maior folia do planeta, com muito escracho, alegria e liberdade.

O Bloco das Perseguidas é um Bloco, explicitamente, compromissado com a garantia dos direitos humanos.A capital deste país sustenta o maior número de assassinatos por homofobia e feminicídios e no qual segue o extermínio da população negra e pobre. Decidimos levar às ruas deste Brasil e desta Brasília, nossa troça de sobreviventes e celebrar a nossa ( r )existência… Caetano canta: “.. enquanto os homens exercem seus podres poderes, índios e bichas, negros e mulheres e adolescentes, fazem o carnaval…”

Na folia do carnaval 2013 decidimos romper o silêncio e desde então AS PERSEGUIDAS blocam o coração do Brasil! Enquanto tivermos vida, seguiremos livres e felizes. Se muito fazemos, coletivamente, para construir uma nova sociedade, ao nos adaptarmos ao espaços pré-estabelecidos por este mesmo sistema que nos combate, vamos construir nossos próprios territórios. Vamos viver nossa própria linguagem… e semearmos prazeres, felicidades e cores por toda a cidade.

Saiba mais