ARUC
Na tarde do dia 21 de outubro de 1961, um grupo de moradores do Bairro do Gavião (antigo nome do Cruzeiro), reuniu-se nos fundos da casa de Paulo Costa, na Quadra 14, para fundar uma entidade que promovesse o congraçamento dos moradores do bairro, desenvolvendo atividades de lazer, esporte e cultura. Nascia aí a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro.
Desfile da ARUC 1963
Como a maioria dos seus fundadores era formada por cariocas, transferidos recentemente do Rio de Janeiro para a nova Capital, uma das primeiras providências da nova entidade foi a criação do Departamento de Escola de Samba. Estavam lançadas as bases da Escola de Samba Unidos do Cruzeiro.
Grande parte do sucesso esportivo, cultural e carnavalesco da ARUC pode ser explicada pela forte ligação que a entidade sempre manteve com a comunidade do Cruzeiro, tanto antes quanto depois de sua autonomia administrativa, conquistada em outubro de 1989. Aliás a ARUC acabou sendo um forte canal de ligação entre a comunidade e os poderes públicos. Sem autonomia administrativa e representação política, a comunidade do Cruzeiro se sentia desamparada pelas autoridades e via no prestígio da ARUC, obtido pelas suas vitórias no Carnaval e pelo seu trabalho em defesa do samba, do esporte e da cultura, o canal ideal para fazer chegar suas reivindicações aos governantes.
Contatos ARUC
Fonte: http://unidosdocruzeiro.blogspot.com.br/