NOTÍCIAS HISTÓRICAS

Este é um espaço de resgate do carnaval do Distrito Federal por meio de notícias de jornais, revistas e demais meios de comunicação. Navegando por notícias antigas do carnaval do local pode-se apreender tanto traços históricos assim como também características que se mantém até hoje. Separamos as notícias por década e sub-categorizamos por ano, de forma a facilitar a leitura e apreensão das informações. Aqui temos fonte para subsidiar a produção de inúmeras análises! Sintam-se convidados/as!

CLIQUE NA ARTE DE CADA DÉCADA PARA VISUALIZAR AS NOTÍCIAS

Anos 60 – A primeira década do carnaval de Brasília é marcada pela abertura da cidade e construção das primeiras experiências de folia local. A cultura carnavalesca de outros estados vai se apresentando à cidade, que desde o seu primeiro ano fez seus festejos e celebrações de momo. Os clubes e algumas ruas da cidade são palcos principais desta festa. Pode-se acompanhar o processo de nascimento e organização das primeiras escolas de samba, blocos carnavalescos e outras organizações da cidade. Os concursos de Rainha e Rei mom odo carnaval movimentam bastante a cultura carnavalesca local.


Anos 70 – Nos anos 70 a cultura carnavalesca consolida-se pelo Distrito Federal com festejos espraiando-se por todo o DF: são festas no Plano Piloto, Taguatinga, Gama e outras regioões administrativas tornando o Distrito Federal uma região carnavalesca. Os desfiles de escolas de samba, assim com suas disputas pelo campeão do carnaval, geram muitos debates e também algumas polêmicas. Além do samba, blocos de frevo, marchinhas e outras agremiações se tornam presentes na folia. O Bloco do Pacotão nasce em meio ao começo da crise econômica do final da década e rapidamente se torna uma grande referência na cidade.


Anos 80 – A década de 80, marcada por uma profunda recessão econômica e transição para o regime democrático, refletiu-se em processo carnavalesco. As disputas em torno do financiamento público para os blocos e os debates políticos envolvendo os enredos carnavalescos foram a tônica deste período. O carnaval participou do processo de abertura política, da constituinte e também dos debates em torno da reorganização econômica do país.


Anos 90 – No início dos anos 90 o novo regime político relacionava-se com as disputas políticas do período democrático, a inflação crescente também medidas governamentais de grande impacto. Uma efervescência de blocos, festas, escolas de samba e organizações culturais debatia-se com este complexo momento da sociedade.


Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram