UNIPAZ e Athos Bulcão rejuntados pela paz no Carnaval

A pomba da igrejinha gira na tesourinha e ganha as ruas de Brasília no Carnaval. O bloco Rejunta meu Bulcão completa cinco anos em 2018 e tem como tema recorrente o Carnaval da Paz, tão bem representada pela pomba branca de Bulcão, que este ano completaria 100 anos.
Para celebrar a paz no carnaval e o centenário de Athos Bulcão, outro importante parceiro rejuntou este ano no bloco, a UNIPAZ, uma das mais importantes instituições pela paz no mundo. A UNIPAZ foi criada e instalada em Brasília em 1986 e hoje está multiplicada por várias unidades instaladas pelo Brasil, em Portugal, na França, na Bélgica e na Argentina. Em entrevista à Vice-reitora da UNIPAZ, Lídia Rebouças, descobrimos que em 2018 o bloco terá a “Alla da Paz”, com direito a estandarte e tudo. “Estamos juntos e misturados neste carnaval. A UNIPAZ rejuntará em peso no bloco.”
Athos Bulcão era um apaixonado por gente, por Brasília e pelo carnaval. Seu grande sonho era ver o povo colorindo as ruas da cidade com sua arte, era ver suas pinturas carnavalescas saírem das paredes para ocupar os corpos e as ruas da cidade. Segundo Bené Fonteles, artista plástico e amigo de Bulcão, “Athos era um apaixonado pelo Carnaval. Se vivo ele estivesse certamente estaria em êxtase no bloco feito em sua homenagem.” As principais pinturas carnavalescas do artista estão em exposição no CCBB de Brasília pelo seu centenário até o dia 1 de abril.
Durante o bloco Rejunta meu Bulcão será realizada uma chuva de pétalas de flores brancas, espalhando a essência da paz pelas ruas de Brasília. “Vamos misturar a pomba-gira, a pomba da igrejinha com a pomba da paz neste carnaval. A UNIPAZ é isso, paz em ação e respeito à diversidade. Nós da UNIPAZ estaremos todos no Rejunta meu Bulcão para celebrar a maior festa do planeta”, diz Roberto Crema, Reitor da UNIPAZ.
O bloco declara anualmente seu amor à Brasília na Praça dos Prazeres, antigo Balaio Café, espaço de paz, amor e resistência na capital federal. Este ano o Rejunta meu Bulcão sairá na sexta (09 de fevereiro) das 16h20 às 22h. E quem ama Brasília, rejunta.
 
Tenho alma de passarinho
Que no azulejo azul-marinho
Bateu Athos e voou…
 
Marina Mara (poeta e coordenadora do
Rejunta meu Bulcão)
 
 
Fonte: Carnavalesca.org