O Carnaval do Clube Primavera

“Diz que é antigo em Brasília, mas desconhece os bailes de carnaval do Clube Primavera de Taguatinga.” Quem teve a sorte de brincar o carnaval nos bailes promovidos por alguns clubes na década de 80 sentiu uma pontada de saudade no fundo do peito neste momento. Aqueles bailes lotados eram aguardados por todo o ano e muitas vezes era a única opção de lazer das famílias que o frequentavam. Era tanta gente que, em 1982, por exemplo, Taguatinga reuniu cerca de 60 mil pessoas em cinco dias de carnaval com bailes no Clube Primavera, território afetivo da cidade que virou história. Conhecido nos anos 80 por ser um dos locais de festa mais tradicionais do Distrito Federal, o Clube Primavera de Taguatinga é apontado por moradores próximos como um local inseguro.

O clube possuía piscinas de adultos e infantil, quadras, saunas, bar, restaurante, era o ponto de encontro das pessoas de Taguatinga durante os anos 80, principalmente no Carnaval. Infelizmente o clube foi desativado e abandonado nos 90 por questões judiciais e finalmente decidiu-se que pertence ao patrimônio público e será reformulada ou até transformada em um parque, ideias que ainda não saíram do papel.


A ressignificação do Clube Primavera com cultura seria um ganho para toda a cadeia produtiva daquela comunidade. Segundo Edmilson Osório, editor do caderno de cultura do Jornal Satélite e sócio do extinto Clube Primavera, “o fechamento do clube foi uma grande tristeza não só para Taguatinga, mas para os moradores das cidades mais próximas. O baile de carnaval era a festa mais esperada do ano, foi uma grande perda para a cultura da cidade e para a comunidade.”

As instalações do antigo clube ficam na Área de Relevante Interesse Ecológico JK, criada pela Lei nº 1.002, de janeiro de 1996, área é integrada por partes de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. O espaço atualmente é propriedade da Terracap.

O Carnaval do Clube Primavera é patrimônio afetivo de Taguatinga e parte importante de sua formação sociocultural.

Se você tem fotos nos bailes do Clube Primavera, manda para gente!

 

Fonte: Carnavalesca.org