Carnavalesca entrevista: Campanha Folia com Respeito

 

Hoje, no dia em que se celebra o Dia Internacional contra a LGBTfobia, nós da Carnavalesca.org convidamos Letícia Helena, diretora da campanha #FoliacomRespeito, que agitou o Carnaval 2018, para contar um pouco como foi a realização da campanha.

Carnavalesca: Como surgiu a ideia da campanha?

Letícia Helena: A ideia veio da necessidade de uma política educativa depois de tantos casos de violência relatados por foliãs, foliões e membros de Blocos de Rua, nos carnavais anteriores. Quando nós temos pessoas que se sentem até desmotivadas em sair às ruas para curtir o carnaval por medo de se transformarem em vítimas de alguma agressão, tamanha violência não pode ser ignorada.

Carnavalesca: E como foi para transformar essa ideia em realidade?

Letícia Helena: A partir de debates dentro do grupo que mantemos no Watsup, com os Blocos de Rua de Brasília, pensamos no que poderíamos fazer para minimizar esses crimes e incidentes. Trabalhar com o audiovisual foi uma ideia que surgiu no grupo e que contou com a participação colaborativa de vários membros de Blocos que, se dispuseram para realização e criação da campanha.
Foi realmente maravilhoso como criamos em tão pouco tempo de produção, uma equipe tão fantástica para essa campanha.
Como a maioria doou o seu trabalho de maneira colaborativa, tivemos poucos gastos, como edição de vídeo, estúdio de áudio, figurinos e indumentária.

Carnavalesca: Qual iniciativa vocês adotaram para arrecadar esse valor que faltava para a realização da peça?

Letícia Helena: Por se tratar de uma campanha independente contamos mais uma vez contamos com a ajuda dos Blocos de Rua que colaboraram, através de uma vaquinha on line, até atingirmos o valor que precisávamos.

Carnavalesca: O elenco contou com uma representatividade muito grande de atrizes e atores para essa campanha. Como foi reunir tanta gente maravilhosa em prol desse objetivo?

Letícia Helena: Fantástico! Já admirava muitas das atrizes e atores que trabalharam conosco e foi um enorme prazer fazer o convite e receber um aceite dessas pessoas com quem sempre tive vontade de trabalhar. Ter a chance de estar ao lado de Larissa Hollywood, Ariel Pimenta, Arthur Scherdien, Iris Marwell e Deyse Hansa, além de toda a equipe que conseguimos reunir em torno dessa causa tão linda foi a cereja do bolo para mim!

Carnavalesca: E qual foi o clima durante as gravações?

Letícia Helena: Na maior parte foi divertidíssimo. Todas e todos estavam empenhadíssimos e engajados para que a campanha fosse a mais abrangente possível.
Somente nos momentos de gravação das cenas com referência à violência é que o clima pesou um pouco, com várias e vários membros da equipe compartilhando situações absurdas que passaram, similares às que retratávamos. O que nos motivou ainda mais na missão de tomar uma atitude para que essas histórias não se repitam.

Carnavalesca: E vocês pretendem continuar com a campanha para os próximos carnavais?

Letícia Helena: Na verdade a vontade é estender a campanha para o ano todo, já que respeito é o mínimo que se pede para acabar com a violência contra LGBTTQs, mulheres e pessoas de todas as etnias. Mas para o Carnaval de 2019, já estamos nos articulando para que a campanha se amplie e ganhe cada vez mais adeptos de uma folia com respeito. É um direito poder sair para se divertir, sem sofrer a interferência brutal e violenta que a falta de empatia por outros seres humanos causa. Tudo o que queremos é criar memórias prazerosas do nosso carnaval e evitar, ao máximo, as memórias traumáticas.

Carnavalesca: Letícia, muito obrigada pela entrevista e Vida Longa ao #FoliacomRespeito