Carnaval de Barranquilla: Um dos mais antigos da América Latina

O Carnaval de Barranquilla, na Colômbia, é considerada a maior festa do país e segundo maior carnaval do mundo. Com mais de 1 século de história, o carnaval começou quando a cidade ainda muito pequena. Hoje Barranquilla já tem mais de 2 milhões de habitantes, e seu carnaval cresceu proporcionalmente, depois do brasileiro, é considerado como uma grande festa.

Divulgação

Com origens europeias e um forte tempero africano, misturados a um povo extremamente alegre e simpático, a festa colombiana é muito parecida com a do Brasil, com fantasias coloridas, carros alegóricos e muita cerveja.

O respeito à tradição e a preservação da cultura são marcantes, exaltando o ritmo da cumbia, o sabor do rum e os famosos personagens com nomes esquisitos para um estrangeiro, como Marimonda, Monocuco, Negrita Puloy, Joselito Carnaval e Garabato.

Divulgação

Devido à sua importância, em 1992 foi criada a Fundação Carnaval de Barranquilla, uma organização público-privada que trabalha para promover os eventos, fortalecer a imagem desta comemoração popular e que também atua em vários projetos sociais.