Carnaval Silencioso 2018 – Serpentes que fumam pelas ruas de Brasília

 

E no mês de dezembro tem Carnaval ? Tem ! Em Brasília ! Batizado de Carnaval Silencioso é uma folia promovida pela Andaime Cia de Teatro  como forma de protesto, afeto, criação e libertação. Durante o desfile, Foliões e folionas dançam e escutam a mesma música em fones de ouvido. Pra participar basta caprichar na fantasia e levar ou compartilhar um fone de ouvido. A concentração e o desfile no bloco são gratuitos.

De acordo com manifesto publicado pela companhia na página do evento: “Para quem olha de fora, uma paisagem visual de festa. Por que essas pessoas dançam sem música? A música toca exclusivamente nos FONES DE OUVIDOS que todos os foliões trazem consigo. O Carnaval Silencioso é uma manifestação artística que toca em diversas questões políticas sobre Cultura, diversidade e ocupações artísticas urbanas. Onde as pessoas estão livres para participar e compor a ação junto. É um bloco de Carnaval que dança e canta para questionar a Lei do Silêncio e todos os silenciamentos praticados por leis, morais e políticas aplicadas em Brasília e no Brasil. Suscitar debates na esfera pública e pessoal das cidades e do país.”

A Carnavalesca conversou com a moçada do Carnaval Silencioso que arrastou muita gente nesta levada. Confira:

DJ OPS

“É um dos melhores eventos que já participei na vida. Sem exagero. É uma alegria imensa. O conceito envolve um protesto contra a lei do Silêncio, e os absurdos que a sociedade impõe pros artistas não trabalharem. Uma lei que diz que 55 decibéis são suficientes pra um artista poder trabalhar num espaço comercial. Pra fazer o set tenho que imaginar exatamente onde o público vai estar e qual a energia deste momento. Passamos pela  tesourinha, fecha a tesourinha, fecha o trânsito eu tenho que calcular o que vai tocar neste momento. Qual a energia que isto pede. Imaginar o que toca no final,  que toca no começo. É um desafio incrível e muito divertido ao mesmo tempo. São temas de Carnaval de todos os cantos do Brasil e do mundo. Desde os clássicos que mexem com nossa memória emotiva, até novidades que explodem no Carnaval Brasil afora, principalmente. E outros temas do mundo, da ‘world music’ que fazem a gente mexer, pular e querer gritar, apesar do silenciamento”. 

ANDAIME

“O carnaval silencioso surgiu em 2009 com projeto Serpentes que Fumam, da Andaime Cia de Teatro.  Serpentes que fumam é inspirado no manifesto futurista do Filipo Marinetti , escrito  em 1909 o manifesto fazia 100 anos, e foi inspiração para criar performances que utilizam a rua como dramaturgia. O carnaval silencioso é uma, dentre varias ações desenvolvidas para o serpente que fumam” .

Pra quem perdeu e gostaria de sentir como foi… Pra quem pulou e quer revitalizar a vibe, a Carnavalesca compartilha abaixo links com o set do DJ Ops para Carnaval Silencioso 2018. Satisfação imensa pela genialidade e generosidade deste Carnaval Silencioso, jamais silenciado.

CARNAVAL SILENCIOSO – DJ SET by DJ OPS

PARTE 01

PARTE 02