MANIFESTO RIVOTRIO – A Saúde Mental é Coletiva.

Um dos Blocos mais queridos das ruas de Brasília, o RIVOTRIO combina Saúde Mental e Carnaval. E se firma como Bloco fundamental por direitos e cidadania, nas ruas da capital.


A blocação do RivoTrio é inspirada pelo direito à saúde física e mental da população do DF. Nesses 10 anos de existência, o bloco de carnaval que ocupa as ruas e utiliza da alegria e irreverência carnavalesca para dar visibilidade sobre esta pauta e o fortalecimento da luta antimanicomial. Neste ano, o RIVOTRIO lançou a intervenção urbana: A SAÚDE MENTAL É COLETIVA. NÃO SE AGLOMERE.

Para saber mais sobre essa iniciativa, a Carnavalesca conversou com Thiago Petra -integrante do Bloco do Rivotrio, psicólogo antimanicomial, acompanhante terapêutico; Mestre e pesquisador em saúde mental e cultura; Professor e supervisor na área social comunitária e em acolhimento e escuta de emergência.“Analisamos que essa atitude vem de uma perspectiva individual da realidade e não de uma responsabilidade coletiva frente à pandemia. As pessoas estão mais preocupadas em manter seus interesses de bem-estar individual do que ser parte de uma rede afetiva de cuidado, sendo que a pandemia traz questões que vão além do plano pessoal para se pensar na sociedade como um todo” revela, Thiago.

O Rivotrio é um espaço criado para acolher o pânico, a paranoia e outras diversas angústias e chamar atenção da população para as questões de saúde mental. O bloco mobiliza, traz conscientização e luta por uma sociedade da soma dos afetos, da escuta e compreensão, da empatia e solidariedade, ao invés da indiferença e silenciamento. O coletivo do Bloco do RivoTrio  publicou manifesto onde renuncia poeticamente às calçadas, entrequadras, azulejos, ao concreto cinza e às ruas retas de Brasília, por um bem maior que é a vida de todas e todos nós.

Bloco do RivoTrio 2021: A Renúncia.

À Brasília e suas ruas,

O Bloco do RivoTrio, em sua edição de 2021, renuncia às ruas. Em solidariedade aos que ficaram e em respeito aos que se foram, escolhemos não ocupar as ruas da cidade com nossa folia de Carnaval.

Não é possível brincar de Carnaval no Brasil de mais de 240 mil mortos. Ignorar ou minimizar os efeitos devastadores da pandemia é se igualar àqueles que bradam “é só uma gripezinha”, “e daí?”.

No ano em que o Bloco do RivoTrio completa uma década, reafirmamos nosso posicionamento crítico de que a Saúde, como um todo, e a Saúde Mental são coletivas: sou porque somos!

Nesses 10 anos de existência, o RivoTrio se propôs a ser o bloco de carnaval que ocupa as ruas e utiliza da alegria carnavalesca para debater sobre saúde mental e luta antimanicomial. Assim, adiamos nosso encontro pessoalmente nas ruas, a batucada acompanhada da cantoria foliã e os abraços sob o céu de serpentinas para quando for seguro para todos/todas.

A renúncia não é fácil, mas é necessária. Renunciar ao Carnaval nas ruas é a escolha que melhor reflete, nesta conjuntura pandêmica, nossos fundamentos ético-políticos, que são irrenunciáveis e inegociáveis.

Nosso Bloco se guia pela:

-Concordância com uma concepção ampliada de Saúde Mental, entendida como uma construção coletiva (A SAÚDE MENTAL É COLETIVA!) e cujos determinantes sociais perpassam diferentes dimensões da sociedade, a exemplo do trabalho, da educação, da cultura, da renda, dentre outros. Para nós, a Saúde Mental deve estar ancorada na liberdade dos corpos e sujeitos;

-Denúncia da medicalização da vida.

-A folia de Carnaval como meio de promover o diálogo com a população e a defesa de um projeto de sociedade antimanicomial.

-A resistência ao projeto neoliberal de destruição dos direitos sociais, da pesquisa, da ciência, dos vínculos, da vida coletiva e comunitária. É, por isso, que entoamos: Fora Bolsonaro!

Cuidem dos seus! Em breve, estaremos novamente juntos/juntas.


A intervenção com um QR Code dá acesso à Rede Pública de Atenção Psicossocial. O Bloco, atua em parceria com a campanha Folia com Respeito. E nas campanhas de 2021,  brindou a cidade com uma intervenção artística urbana na rodoviária do Plano Piloto.Não deixe de conferir essa e outras importantes iniciativas desse Bloco que cuida da gente com muito carinho na sua rede: BLOCO RIVOTRIO NO INSTAGRAM