ENCONTRO CARNAVALESCO DOS BONECOS GIGANTES

Os principais e mais tradicionais blocos de carnaval do Distrito Federal possuem seus bonecos gigantes inspirados na tradição das ladeiras de Olinda, onde os gigantes fazem a festa nos 4 dias de carnaval e animam a cidade em outras festividades durante o ano. No Distrito Federal os primeiros Blocos, na década de 90, criaram seus bonecos. Os precursores do Carnaval de rua do DF começaram a arrastar multidões com a grande alegoria viva que é o boneco gigante: Menino de Ceilàndia, Mamãe Taguá, Galinho de Brasília. A ideia dos bonecos gigantes deu tão certo que outros blocos como Pacotão, Baratinha e Brincantes do Gama aderiram ao folguedo dos Bonecos Gigantes.


Para valorizar a tradição carnavalesca de sua terra que floresceu no DF o poeta e produtor cultural PaulimDiolinda idealizou o primeiro encontro de bonecos gigantes do carnaval de Brasília um desfile onde são convidados bonecos do carnaval de Brasília. O proponente oriundo das ladeiras e vielas de Olinda/PE sempre trouxe para o planalto central seu trabalho como produtor e poeta a magia e o encanto dos cantadores, trovadores e repentistas e folguedos registrados em suas obras.

O encontro acontece no Gama onde muitos desses bonecos nascerem nas oficinas dos mais de 6 grupos que trabalham com bonecos na cidade A participação de grupos locais, é uma forma de dar visibilidade e repercussão ao encontro dos bonecos gigantes despertando interesse por parte do grande público e gerando a possibilidade de gerar outras edições do encontro com a proposta de ser uma atração para a cidade de periodicidade anual no carnaval da cidade.