Tókio: medalha de ouro no Carnaval

Tóquio foi sede das Olimpíadas 2020 – que ocorreram neste 2021, devido aos enfrentamentos da pandemia da COVID-19. Muitas emoções, superações e lindos lances mobilizaram o planeta de norte a sul. Aqui no Brasil, nossos corações também estavam na capital japonesa. A cidade além de símbolo esportivo, também tem uma forte tradição carnavalesca. Principalmente, em Asakusa, bairro da capital do Japão!

O Carnaval de Asakusa também conhecido como “Asakusa Samba Carnival”, é uma festa de rua que ocorre em Tóquio, desde 1981. No último final de semana de agosto, brincantes, tocadores, bailarinas e foliões desfilam pelo bairro carnavalesco.

O desfile assim como no carnaval do Rio de Janeiro, é uma competição entre as 26 escolas de samba de Tóquio. São mais de 4.500 protagonistas e o público ultrapassa 500 mil pessoas. O Carnaval de Tóquio é considerado o maior fora do Brasil, por muitos carnavalescos. (Mas, várias cidades disputam este título. Vamos fazer uma matéria específica sobre isto, em breve aqui no site).

Um dos vínculos entre o Brasil e o Japão que o Carnaval de Asakusa revela, é justamente, que os nomes das escolas de samba são em português.

 A escola de samba GRES Bárbaros, é a escola que mais conquistou títulos no Carnaval de Tóquio. Fundada por Shigueo Takahashi, em 1980, um comerciante que mantinha uma peixaria na região. Takahashi ficou sabendo através de amigos que a Associação Comercial de Asakusa (ACA) realizaria um desfile de samba a fim de atrair novos clientes para o comércio local. O evento aconteceria em agosto, no verão, e resolveu participar. O peixeiro reuniu alguns amigos e fundou a GRES Bárbaros com o objetivo de marcar presença no primeiro Asakusa Samba Carnival.

Outra escola de samba no Asakusa Samba Carnival chama-se GRES Liberdade. Em 1990, um grupo de sambistas de Tóquio insatisfeitos com a escola de samba em que desfilavam, resolveram fundar uma nova. A decisão representou para aquele grupo uma mudança radical rumo à criação e execução do carnaval que queriam mostrar na avenida: Liberdade! Foi assim que resolveram chamar a nova escola de samba. O GRES Liberdade foi fundado em 27 de janeiro de 1991, e reuniu um núcleo de sambistas dispostos a levar a nova sigla ao topo do carnaval japonês.

Asakusa Samba Carnival – GRES Liberdade

A passarela do samba não tem arquibancadas, camarotes, praça da apoteose ou ingressos. Fica na Avenida Kaminarimon, onde está localizado o principal templo budista da capital japonesa, o imponente Sensoji. No dia dos desfiles o templo budista é cercado pelo singular festival de cores do Carnaval.

Prédios públicos são oferecidos gratuitamente para os sambistas trocarem de roupa e prepararem seus instrumentos. Atrás do templo budista Sensoji, cartão postal de Tóquio, ficam estacionadas as alegorias, onde recebem os últimos preparos antes do desfile. Os restaurantes locais lotam de sambistas e espectadores movimentando milhões de ienes. As máquinas de bebidas, encontradas em qualquer esquina, se esvaziam rapidamente. Não há ambulantes, mas o número de curiosos com suas potentes câmeras aparecem de todos os lugares.

Ainda sobre as raízes do Carnaval no Japão, vale mencionar que o propósito do festival é celebrar e fortalecer o elo existente entre a comunidade japonesa e brasileira. Estes laços foram firmados em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. E a consequente imigração Japonesa para o Brasil, que teve início em junho de 1908, quando o navio Kasato Maru levou as primeiras 165 famílias japonesas até o porto de Santos SP. Na bagagem, além dos seus pertencem pessoais, os japoneses carregavam a esperança por dias melhores.

O objetivo da maioria das famílias era ganhar dinheiro suficiente, para desfrutar um melhor padrão de vida. E retornar ao Japão, o quanto antes. No entanto, o trabalho duro nas plantações de café mostrou outra realidade. E a expectativa de enriquecimento em solo brasileiro não ocorreu.

O impedimento do sonho de retornar ao Japão, fez com que os migrantes mantivessem suas vidas no Brasil. O país tem a maior concentração de japoneses fora do Japão. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de cidadãos brasileiros tenham ascendência japonesa e a maior parte deles reside nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.

Mas, com o passar dos anos, a história se inverteu e o Japão passou a receber os descendentes (Dekasseguis) para trabalhar e viver em terras nipônicas. E desta diáspora surgiu o Carnaval de Asakusa. Uma grande festa para celebrar os laços que unem os dois países.

Informações sobre o evento

Endereço: Sensoji Temple, 2-3-1 Asakusa, Taito-ku, Tokyo
Data: 27 de agosto de 2016
Hora do evento: 13:00 – 18:00
Homepage: Asakusa Samba Carnival
Entrada: Livre

FONTES:

– https://tudosobreojapao.com.br

– https://www.japaoemfoco.com