O Carnaval é matriarcal!!!

O Carnaval é matriarcal!!!

Tia Ciata


Dia das mães e nossa Rede Carnavalesca registra que o Carnaval é matriarcal ! Nossas “tias do samba” foram a origem das escolas de samba. Tia Ciata a mais famosa entre as tias do samba, foi uma matriarca, semeou as rodas de samba que originaram as Escolas de Samba no Rio de Janeiro, e do Rio de Janeiro as Escolas migraram pro mundo Todo. 

Fora do Brasil, é comum que matriarcas Carnavalescas sejam tratadas como “Mães do Carnaval”. Este é o caso de Claúdia Jones, responsável pelo primeiro jornal sobre questões raciais no Reino Unido, ela deu a luz ao Carnaval como forma de combate ao racismo nos anos 50,em Londres. O carnaval de Londres, no lendário bairro de Nothing Hill é considerado o segundo maior carnaval do mundo, e a maior festa de rua da Europa. Nascida em Trinidad e Tobago, Cláudia Jones trouxe a tecnologia do Carnaval como estratégia pela igualdade racial.


As mães foram temas de enredos de escolas de Samba, no Rio de Janeiro, em 2015 a Mangueira homenageou as matriarcas do samba:

Em São Paulo, a escola “Dragões da Real” homenageou as mães, vale a pena conferir este lindo samba enredo :


E o matriarcado Carnavalesco foi registrado no Cinema. Vale a pena conferir os  documentários sobre Tia Ciata e sobre as matriarcas do samba de Uberlandia.

E ainda “Damas do Samba” um documentário que conta a história das matriarcas das Escolas de Samba do Brasil.

Nossa rede Carnavalesca preparou uma playlist especial para este dia das mães e uma saudação as matriarcas do Carnaval do DF, um abraço enorme às mulheres Carnavalescas e a construção do matriarcado pelo Carnaval. Até hoje, as alas das Bahianas desfilam nas escolas de samba, em homenagem a este matriarcado. O Carnaval é Matriarcal !