VIVA A MAMÃE CARNAVALESCA !

Nossa Rede Carnavalesca abraça cada mama, madrecita, mamãe, mãezinha, mamy, mãe neste mês de maio. Nesta travessia de enfrentamentos à pandemia da Covid. 19, as mães merecem todo carinho e reconhecimento. As diversas jornadas para garantir a prevenção e ainda manter a harmonia de cada casa, família têm sido missão de muitas mães. 

Compreendemos, inclusive, os diversos formatos familiares, as diversas formas de cuidar e como nossas comunidades são matrilineares. E sabemos que muitas vezes, associarmos maternidade à diversão, à liberdade, aos prazeres ainda é “tabu” em nossa sociedade. E muitas mulheres, ainda têm que justificar quando caem na folia. Mas, o Carnaval é lugar de mãe, sim !

Vários blocos protagonizados por mulheres, blocos infantis são parte do cotidiano de Carnaval. E vale lembrar, que nas comunidades e territórios da Cultura Popular é natural brincar, batucar, sambar nas casas de matriarcas, com suas crias e muito afeto. O Carnaval é matriarcal, nós contamos um pouco sobre isto NESTA POSTAGEM. Aqui no DF, nós temos matriarcados inspiradores como da mestra Martinha do Coco (Bloco Segura o Coco),  Mãe Beth (Ase Dudu), Dona Lydia Garcia (Família Garcia), blocos como Mamãe Taguá e Maria Vai Casotras que são manifestos vivos desta força.

Para as mamães atravessarem este período com mais alegria e afeto, nós montamos uma playlist em nosso canal do youtube:

 

Que seja um domingo de vida, de respiro, de paz, saúde, prosperidade e amor. Vale bailar sozinha, ou com as crias, com a família… aperta o play, fica em casa e um ótimo domingo ! E por falar em #fiqueemcasa, no site da nossa Rede Carnavalesca tem informações, curiosidades e até um “pra colorir” uma delícia pra você se guardar pra quando o carnaval chegar. E dá pra toda família curtir junto, até a criançada.


Também, tem programa super bacanas e nossas lives lá no nosso CANAL NO YOUTUBE 

Nossa Rede Carnavalesca acredita na vida, estamos na luta pela vida. Desejamos muito amor pra todo mundo, muito amor pra cada mamãe, muito amor pras mamães que são de Carnaval  !