ORQUESTRA MARAFREBOI E O MAESTRO FABIANO MEDEIROS: PATRIMÔNIOS DO CARNAVAL BRASILEIRO

O maestro Fabiano Medeiros é protagonista da maior Orquestra de Cultura popular da capital Federal. A Carnavalesca agradece a sagacidade da Marafreboi

Nossa Rede Carnavalesca entrevistou o maestro Fabiano Medeiros, responsável pela orquestra Marafreboi. Na entrevista, Fabiano explicou a origem de MARAFREBOI : Mara – vem de Maracatu, FRE – vem de frevo, BOI – vem de Boi Bumbá. E é desta matriz de cultura popular que esta importante Orquestra do DF inventa seu repertório e inspira suas tradições.

A orquestra é formada por um grupo de 18 músicos profissionais com origens em diversos estados do Brasil. Surgiu na cena musical de Brasília a partir da pretensão dos seus integrantes em fazer um trabalho de pesquisa, resgate e preservação do acervo da música brasileira com foco na cultura popular, além do trabalho autoral do grupo e da valorização dos compositores do Distrito Federal. Em seu repertório, é possível ouvir gêneros como frevo, coco, xote, baião, ciranda, maracatu, catira, xaxado, choro, samba-pisado, cavalo-marinho, tambor de criola, cacuriá, dentre outros. Todos em uma leitura instrumental de Orquestra de Sopro.

O grupo tem se destacado por onde se apresenta. Teve destaque em Recife no Galo da Madrugada, no Rio de Janeiro no Carnaval das Culturas do Mundo, na Cidade Histórica de Pirenópolis, na Chapada dos Veadeiros e em outros lugares do Brasil. Hoje, a orquestra faz parte deste caldeirão multicultural das diversas ilhas sonoras coexistentes em Brasília e é nesse universo sonoro posto como mosaico que a banda nutre seu repertório artístico musical.

A orquestra Marafreboi é peça fundamental na Cultura do DF, sobretudo no Carnaval. É a banda principal de blocos consolidados como Menino de Ceilândia, Galinho de Brasília e Suvaco da Asa. E o maestro Fabiano Medeiros é um carnavalesco muito querido de brincantes e protagonistas da folia. Já tocou com músicos como Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Guilherme Arantes e Elomar. O maestro é pernambucano e leciona na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (CONIC).

Vale muito a pena conferir nossa entrevista com o Maestro Fabiano Medeiros em nossas redes sociais. E acompanhar a Orquestra Marafreboi e seu Carnaval esplendoroso.