BISSAU rima com CARNAVAL!

Carnaval de Guiné Bissau é a maior festa do país. Nturudus são personagens, mitos, que com suas máscaras constroem a via da identidade nacional, através da diversidade.

Nesta terça, 24 de agosto de 2021, Brasília amanheceu sob a bandeira de Guiné Bissau. O que rendeu polêmicas sobre as cores da bandeira e a conjuntura política atual. O país de língua portuguesa virou pauta em jornais, comunidades e grupos de amigos e família. Para nossa Rede Carnavalesca a Guiné Bissau merece ser pautada pelo seu lindo Carnaval e sua Cultura Majestosa.

O Carnaval de Bissau ocorre em oito regiões: Bafatá, Gabú, Cacheu, Biombo, Tombali, Quinará, Oío e Bolama, divididas em 38 setores, incluindo o Setor Autônomo de Bissau. O Carnaval de Bissau é a principal festa do país. Tem como matriz os Nturudus e suas máscaras.

“O Carnaval é exercício de liberdade de expressão popular, de manifestação de afeto, alegria e coletividade. O Carnaval da Guiné é via de unidade nacional, através da diversidade cultural. Para Gilberto Velho (1994), o projeto e a memória articulam-se ao dar significado à vida e às ações dos indivíduos, em outros termos, à própria identidade.”

Compartilhamos o trabalho da Doutora Larissa Oliveira Gabarra e Salomão Moreira Focna. Ambos do Instituto de Humanidades da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (IH-UNILAB)

Conheça a Guiné Bissau país que se tornou uma nação independente em 24 de setembro de 1973. E que cria sua História pelo Carnaval. Considerado por muitas fontes o maior Carnaval da África

Vale a pena conferir:

https://www.futuroscriativos.org/actualidade/exposicao-permanente-nturudu-um-carnaval-sem-mascara/