Você conhece a Casa de Cultura da América Latina – CAL ?

Nossa Rede CARNAVALESCA tem sede na Casa de Cultura da América Latina – CAL. Casa Universitária de Cultura da UNB, patrimônio Cultural da Capital.

Criada, em 1987, para promover e divulgar a arte e a cultura latino-americana, a Casa da Cultura da América Latina – CAL, vinculada ao Decanato de Extensão – DEX, vem, ao longo do tempo, se consolidando como um espaço voltado para a promoção das culturas ibero, latina e africana, em todas as suas vertentes e linguagens. Além da promoção de eventos, é um importante espaço de estudo e de preservação do patrimônio cultural e artístico da UnB.

 Após a realização do I Festival Latino-americano de Arte e Cultura (Flaac), importante evento multicultural realizado no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, nasceu a Casa da Cultura da América Latina (CAL), com a missão de promover e difundir o pluralismo cultural da américa latina, ao atender às funções intrínsecas da universidade de ensino, pesquisa e extensão. A Casa, que funciona no centro da cidade de Brasília, no Setor Comercial Sul, além de importante instituição de difusão da cultura latino-americana em Brasília, consolidou-se como referência de preservação do patrimônio institucional na cidade. Realiza exposições de artes visuais, concertos musicais, mostras de cinema, espetáculos teatrais, performances, cursos, debates, seminários, palestras, entre outros eventos culturais, dentro e fora do seu ambiente físico.

Com sede administrativa no Edifício Anápolis, local de funcionamento da CAL, a DDC é responsável pela guarda e divulgação de um importante acervo de arte moderna, arte contemporânea, popular e etnográfica. Para visitação, há três galerias de arte: CAL (subsolo); Acervo (2º andar) e de Bolso (vitrine), e o auditório onde acontecem diversas atividades culturais.

Em 2017, a Casa Oscar Niemeyer foi incorporada ao patrimônio da Universidade de Brasília e o Decanato de Extensão se tornou responsável por mais esse espaço. Nesse sentido foi criada a Diretoria de Difusão Cultural, englobando a CAL e a Casa Oscar Niemeyer.

Atualmente, a Rede Carnavalesca e a Campanha Folia com Respeito, o Instituto no Setor, o Cinema Urbana e o Instituto LGBT são coletivos que ocupam a Casa de Cultura da América Latina e tem sede no Espaço Cultural. O decanato de Extensão promove encontros mensais com a perspectiva de fortalecimento das Casas Universitárias de Cultura (CUC).

Neste contexto de pandemia, as reuniões e atividades ocorrem online. Em setembro, deste ano de 2021, será realizada a realizada a Semana Universitária, com mais de 800 atividades na programação.

Para mais informações sobre a Casa de Cultura da América Latina, visite:

http://www.acervocal.unb.br/

http://museus.cultura.gov.br/espaco/15620/