LEI NELSON SARGENTO

BATIZADA DE LEI NELSON SARGENTO O PROJETO É FUNDAMENTAL PARA FORTALECER AS AGREMIAÇÕES E O CARNAVAL

Se você assistiu a nossa live com a Federação Nacional das Escolas de Samba – FENASAMBA ficou sabendo que tramita no Senado o Projeto de Lei 256/2019, que reconhece as escolas de samba, com seus desfiles, músicas, práticas e tradições, como manifestação da cultura nacional. Bem como atribui ao Poder Público a competência de garantir a atividade das escolas de samba e a realização de seus desfiles carnavalescos.

O projeto foi aprovado na Comissão de Cultura do Senado, a Comissão reconheceu as escolas de samba como manifestação da cultura nacional. Agora o PL segue para CCJ e depois para sanção presidencial.“Em tempos de tantos ataques a Cultura, é importante preservarmos e valorizarmos este patrimônio que são as escolas de samba” disse a autora do projeto, deputada Maria do Rosário.

“Endosso a proposta do Senador Paim para que a Lei possa se chamar ‘Lei Nelson Sargento’. Uma homenagem muito justa ao baluarte da Mangueira e uma das maiores referências do samba, que nos deixou em maio por complicações da Covid-19” conta a parlamentar.

As escolas de samba são berço de tantas obras primas da cultura popular, e se consolidaram como espaços de afirmação da cultura negra e também do protagonismo das classes populares na cultura. Nossa Rede Carnavalesca convida geral a somar forças a esta importante política pública de Carnaval.

Acompanhe a tramitação da Lei aqui https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/139811 . E se por acaso, você ainda não viu a nossa live com a FENASAMBA ela no nosso INSTAGRAM e YOUTUBE. Fizemos uma homenagem ao mestre Nelson Sargento aqui https://carnavalesca.org/2021/05/29/nelson-sargento-eterno-e-imortal-no-samba-e-carnaval/

 – super justo nomearmos esta Lei como “LEI NELSON SARGENTO”. Para novas informações desta matéria e muitas novidades sobre o Carnaval, continue conosco aqui na Carnavalesca.