PORTUGAL CAIU NO SAMBA, NO MEGA SAMBA !

O Carnaval de Sesimbra disputa o título de maior Carnaval fora do Brasil. E é um Festival que enriquece a Cultura em Portugal.

Nossa  CARNALIVE com a FENASAMBA rendeu ! O presidente da Federação, Kaxitu Ricardo Campos, durante a entrevista falou sobre um Carnaval em Portugal, reconhecido por suas dimensões qualitativas e quantitativas. É o MEGA SAMBA que ocorre em Sesimbra. Algumas pessoas pediram pra gente contar esta História. Então, vamos de Mega Samba aqui na Rede Carnavalesca !

Sesimbra é uma vila portuguesa sede do município a que dá o nome pertencente ao distrito de Setúbal, antiga província da Estremadura, e Área Metropolitana de Lisboa, com cerca de 5 600 habitantes (2011). Encontre na sub-região de Área Metropolitana de Lisboa.

:: MEGA SAMBA::

O festival MegaSamba é um evento organizado pelo Grupo Recreativo Escola de Samba Bota de Sesimbra, que ocorre habitualmente todos os anos no último fim-de-semana de Julho na maravilhosa vila de Sesimbra. Localizada a apenas 40 km de Lisboa, a vila piscatória é um dos principais destinos turísticos de Portugal e é reconhecida pelo seu rico património histórico, gastronomia – onde se destaca a qualidade única do seu peixe, suas praias de águas calmas e uma simbiose perfeita entre o mar e o Parque Natural da Arrábida. A somar a tudo isto, Sesimbra é também hoje conhecida pela sua tradição no samba.

Com um historial de mais de 40 anos e um acervo de cerca de 200 composições que ao longo dos tempos musicaram os diferentes enredos de diversos carnavais, Sesimbra é hoje um caldeirão rítmico marcado pelo samba carioca das escolas e os ritmos baianos expressados pelos seus blocos de axé. Para abrir as portas ao mundo, o G.R.E.S. Bota tem promovido ao longo da sua já longa história (desde 1976) diversas iniciativas de exaltação ao samba, promovendo a comunhão entre povos de diferentes culturas, onde o seu festival é a expressão máxima. Neste momento o MegaSamba é já considerado um dos maiores e mais importantes eventos culturais da Europa e uma referência do género.

:: BOTA ::

O Grupo Recreativo Escola de Samba Bota (anteriormente conhecida por G.R.E.S. Bota no Rego) é uma escola de samba da vila de Sesimbra, fundada em 5 de Março de 1976, sendo assim a Escola de Samba mais antiga de Portugal.

O Grupo Recreativo Escola de Samba Bota no Rego foi fundado a 5 de Março de 1976, por um grupo de foliões que tendo como único objetivo a diversão no Carnaval noturno em Sesimbra. Posteriormente, decidiram também sair à rua na Terça-feira de Carnaval durante o dia.

Ano após ano, desfile após desfile, num processo evolutivo e gradual de melhoria da sua organização e estrutura, a escola de samba ganhou identidade e características próprias, tentando incutir sempre nos seus desfiles conceitos utilizados pelas escolas de samba do Rio de Janeiro.

Além da sua atividade principal enquanto escola de samba, a associação cresceu também como instituição, possuindo atualmente valências tão distintas como o seu próprio Grupo de Teatro, uma Academia de Música e uma Orquestra designada por Bota Big Band regida pelo seu próprio maestro.

Em 2001 foi distinguida pela Câmara Municipal de Sesimbra com a Medalha de Mérito Municipal-Grau Bronze.

Em 2011, iniciou o projeto MegaSamba, tendo como principais objetivos a divulgação da cultura sambista em Portugal e na Europa e a partilha de experiências e conhecimentos sobre o samba, proporcionando um local de encontro anual de sambistas de todo o mundo, sendo este já um evento de referência no panorama mundial, que contou na sua mais recente edição de 2019 com mais de 600 inscritos.

Em 2019, a escola passou a denominar-se apenas por G.R.E.S. Bota.

Fonte: https://www.megasamba.com/festival   e Wikipedia